Fizemos uma longa lista de filmes com temática relacionada ao envelhecimento, à doença e à prática médica. A sétima arte teve um papel fundamental na experiência humana no século 20. Milhares de pessoas se emocionaram, pensaram, riram e choraram vendo filmes. E a despeito de seu fim haver sido decretado várias vezes, quando do surgimento das fitas cassetes e do DVD, o cinema permanece muito forte e enraizado na sociedade. É uma indústria lucrativa e cosmopolita. Sair de casa, comprar as entradas, tomar um café, sentar na sala de cinema, ver a sala escurecer e os trailers começarem na tela é sempre uma experiência confortadora e agradável. E com muita freqüência, saímos modificados de dentro da sala – por vezes a experiência é tão enriquecedora que pode transformar a forma de vermos o mundo.

Cinema é reflexão e entretenimento. E os temas caros à Slow Medicine estão presentes desde sempre na sua história – a velhice, a doença, a morte, o convívio com situações-limites e sua superação.

Na internet existem vários sites com listas de filmes sobre determinados temas. Até onde pudemos pesquisar, a lista abaixo é uma das mais extensas que você vai encontrar. E podemos também afirmar que todos os filmes listados são de qualidade ímpar. É uma lista eclética – são filmes de diversas nacionalidades, de várias épocas, sobre temas muito variados. Alguns são clássicos. Inicialmente pensamos em fazer um pequeno comentário sobre cada filme, mas posteriormente achamos que a força das imagens aguçaria a curiosidade das pessoas. Optamos então  por citar o diretor, o país de origem e o ano de estréia do filme, e oferecemos um link que mostra o trailer do filme citado. A experiência sensorial certamente é enriquecida pela imagem e pelo som.

Como a lista tende a crescer, com novas  estréias e frequentes sugestões de títulos, optamos por criar categorias de acordo com a origem dos filmes, pois esta distribuição geográfica frequentemente revela uma identidade cultural e étnica, que caracteriza verdadeiras escolas de cinema.

Uma curiosidade: o filme “A Balada de Narayama” é citado no prefácio do livro “My mother Your mother”, do dr. Dennis McCullough, como uma das coisas que o instigou a desenvolver a metáfora dos cuidados para nossos idosos em seus últimos anos de vida, comparando este processo à subida da montanha de Narayama. Nesta subida da montanha, magistralmente ilustrada no livro como as “8 estações da velhice “ (“Eight Stations of Late Life”) , a estratégia de permeá-la com os princípios da Slow Medicine, faz toda a diferença , tanto em termos da qualidade de vida oferecida àquele que vive seus últimos anos, bem como a riqueza da experiência vital proporcionada àquele que cuida.

  • Animação
  • Brasileiros
  • Europeus
  • Latino-americanos
  • Norte-americanos
  • Orientais
  • Oriente Médio