A  internet é hoje uma grande fonte de informações e pesquisa.  Torna-se vital a obtenção de Informação confiável . Os sites que selecionamos trazem informações sobre o movimento  Slow Medicine no mundo, bem como assuntos e propostas relevantes e condizentes com sua filosofia. A maior parte destes sites oferece informações específicas para médicos e profissionais de saúde, mas também para o público interessado nos temas abordados.

A Slow Medicine é a linha mestra dos livros do Dr. Dennis McCullough, da Dra. Victoria Sweet e de Katy Butler, e trazemos os sites à eles vinculados. O dr. Marco Bobbio , escritor do livro “O Doente Imaginado”, é membro do grupo italiano de Slow Medicine, um dos mais ativos no mundo.

Os sites brasileiros que selecionamos referem-se a questões de grande relevância na prática médica, com informações sobre envelhecimento, cuidados paliativos e demência.

O site Choosing Wisely, representa um movimento iniciado nos Estados Unidos, hoje com repercussão internacional, que busca ativamente, através de campanhas e ações organizadas, a racionalização das condutas médicas no que tange à investigações diagnósticas e intervenções terapêuticas, tanto no sentido de possíveis efeitos deletérios para os  pacientes como no significativo aumento de custos que determinam.

O site canadense Less is More Medicine, organizado pela dra. Jessica Otte, apresenta em profundidade um grande número de iniciativas e propostas condizentes com as idéias fundamentais da Slow Medicine.

Slow Med Updates permite que se subscreva sua “mailing list”, onde você recebe em seu email informação atualizada, com reflexões sobre artigos publicados em periódicos importantes, guidelines de sociedades médicas e instituições, sempre do ponto vista da Slow Medicine, com o cuidado de trazer sempre as melhores evidências científicas.

Em resumo, a proposição essencial é oferecer direções para que você possa navegar neste vasto campo filosófico da Slow Medicine, em sites confiáveis, em que a informação obtida possa realmente fazer diferença em sua prática cotidiana.

Quer se aprofundar? Conheça melhor!