Por Ana Lucia Coradazzi:
Extreme Measures: Finding a Better Path to the End of Life (Medidas extremas: encontrando um caminho melhor para o fim da vida)
Autora: Dr. Jessica Nutik Zitter, M.D.
Poucos ambientes médicos são tão afeitos à incorporação da tecnologia quanto as Unidades de Terapia Intensiva. Foi nas UTIs que a medicina passou a realizar seus feitos mais assombrosos, permitindo que pacientes se recuperem de situações complexas e gravíssimas, muitas vezes sem qualquer sequela. Não surpreende, portanto, que pacientes e familiares depositem nas UTIs todas as suas esperanças quando a doença lhes toma o controle das mãos.
Foi esse ambiente heroico e empolgante que seduziu a Dra. Jessica Zitter, médica intensivista que, no decorrer dos anos de exercício da profissão, passou a compreender as limitações da nossa prática médica atual e, principalmente, a nossa forma pretensamente heroica de tratar a morte. Em busca de um caminho que permitisse aos pacientes um cuidado mais coerente com suas necessidades, valores e expectativas, ela descobriu os Cuidados Paliativos e passou a exercer a medicina num formato pouco usual até então: navegando entre a tecnologia de ponta e a conversa à beira do leito, entre as reuniões multiprofissionais e as conferências familiares, e abraçando os inúmeros entendimentos que podemos ter sobre o viver e o morrer.
Em seu livro, que inspirou o documentário Extremis, da Netflix, a Dra. Jessica conta suas experiências (as boas e as ruins) com pacientes morrendo na UTI, expondo de forma delicada e às vezes desconcertante as incongruências da nossa medicina moderna. Mais que contar histórias, ela nos obriga a questionar nossos valores e repensar nossas atitudes, adotando uma postura de respeito incondicional à autonomia e à singularidade de cada um de nós.
_________________
Ana Lucia Coradazzi: Nascida na cidade de São Paulo, mora em Jaú, no interior, há muitos anos, com o marido e suas duas filhas. Oncologista clínica com titulação pela Sociedade Brasileira de Cancerologia, é especialista em Cuidados Paliativos pelo Instituto Pallium, na Argentina. Atualmente atua como oncologista no consultório e na Faculdade de Medicina de Botucatu – UNESP. Também integra a equipe de Cuidados Avançados de Suporte e Medicina Integrativa do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em SP. Apaixonada por livros (e escritora nas horas vagas), procura reservar um tempo para correr, buscando manter o corpo saudável e a mente tranquila. É autora do livro No Final do Corredor e edita o blog homônimo. Recentemente publicou outro livro, escrito em colaboração com o Dr. Ricardo Caponero: Pancadas na Cabeça.