Por José Carlos Campos Velho:
“Ilustríssimo, caro e velho amigo,
Saberás que, por um motivo urgente,
Na quinta-feira, nove do corrente,
Preciso muito de falar contigo.”
Machado de Assis
Em meus primeiros anos como geriatra – considero que ainda em formação, soube em um Curso de Gerontologia no Instituto Sedes Sapientae, em São Paulo, naquela época coordenado pelas Dra. Elvira Conceição Abreu de Mello Wagner e por Tomiko Born , de uma obra que tratava de envelhecimento e memória. Ouvi que o livro era uma espécie de atualização de uma obra do político romano Marco Tulio Cícero, De Senectude. Fui procurar o livro. Provavelmente, naquela época, fui a uma livraria – que era a forma como adquiríamos livros. E o encontrei: O Tempo da Memória, de Norberto Bobbio.
eu já tinha tido contato com a expressão Slow Medicine através do Dr. Dennis McCullough, escritor de My Mother Your Mother , livro seminal da Medicina sem Pressa. Foi então que recebi por e-mail, a comunicação de um simpósio que aconteceria no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, sobre Análise Crítica da Prática Médica, que tinha como um de seus coordenadores o Prof. Dario Birolini. O Simpósio seria ministrado por um cardiologista italiano, de nome Marco Bobbio. Depois vim a saber que ele era filho de Norberto Bobbio, um gigante da intelectualidade italiana do século XX, um democrata por excelência.
Foi neste seminário que o Dr. Marco Bobbio fez uma extensa e detalhada explanação sobre Slow Medicine, as iniciativas no mundo e, em particular, na Itália, concretizada na Associação Italiana de Slow Medicine, hoje uma organização do terceiro setor.
Foi então que procurei conhecer melhor o Dr. Bobbio e descobri que ele já havia estado no Brasil no ano anterior, por ocasião da publicação de seu livro “O Doente Imaginado“, traduzido para o português graças ao esforço do Dr. Dario Birolini. Naquela ocasião, Bobbio foi entrevistado pelas Páginas Amarelas da Revista Veja e visitou vários estados, falando sobre Slow Medicine e a Campanha Choosing Wisely, na Itália coordenada pela Associação Slow Medicine.
Dr. Marco Bobbio já visitou o Brasil várias vezes, sempre acompanhado de sua simpática esposa Lucia. É um exímio palestrante, e sempre procura oferecer pontos de vista diversos e reflexões inovadoras sobre a medicina contemporânea. Duas ocasiões muito especiais que entrelaçam o Movimento Slow Medicine Brasil com Bobbio: o lançamento do Movimento Slow Medicine Brasil na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e o lançamento de seu livro Medicina Demais no IIº Encontro Brasileiro de Slow Medicine, realizado na Associação Paulista de Medicina.
Portanto, nossa colaboração com o Dr. Marco Bobbio é estreita e cordial. Podemos dizer longeva, nos tempos velozes que vivemos. Temos vários textos dele publicados em nosso site; sempre que ele vem ao Brasil procuramos estar próximos para aprendermos sempre mais um pouco de sua refinada e democrática sabedoria. Desejamos ao Marco uma excelente gestão frente à Associação Italiana de Slow Medicine.
Sii il benvenuto. Congratulazioni. Contate sulla nostra collaborazione. E un abbraccio a tutti i colleghi nella nuova direzione di Slow Medicine ETS.
PS: uma coisa que não foi citada. O curso de Gerontologia do Instituto Sedes Sapientae atualmente é coordenado por 2 colaboradoras do Movimento Slow Medicine Brasil, Vera Bifulco e Andrea Prates e se chama Gerontologia na Contemporaneidade.
José Carlos Aquino de Campos Velho é geriatra e editor do site Slow Medicine Brasil.