My Mother Your Mother

Por José Carlos Campos Velho:

Trata-se de uma pequena obra de arte, um livro que todo geriatra deveria ler.

O livro fala dos últimos anos da vida e das maneiras como as pessoas podem se preparar para que eles sejam vividos de maneira tranquila e satisfatória, tanto o idoso como sua família.

A estratégia de atenção da “Slow Medicine” é elaborar formas de enfrentamento das situações que surgem com  a passagem do tempo. A situação clínica do idoso se agrava, a dependência progride e as intercorrências clínicas e doenças complicam sua saúde.

Trata-se de um livro eminentemente propositivo, que expõe situações, as analisa e propõe maneiras para se lidar com elas, desde o momento em que as coisas estão relativamente bem, até o luto. O Dr. Dennis compara a situação dos familiares que estão cuidando do seu velho com a subida da montanha no filme “A balada de Narayama”, em que o filho carrega sua mãe idosa nas costas até o topo da montanha. A idéia essencial é como organizar os cuidados do idoso, buscando integrar a família, os cuidadores, os profissionais de saúde e os recursos sociais existentes.

A narrativa do livro é permeada por inúmeros casos de pacientes cuidados pelo Dr. Dennis em sua prática geriátrica de mais de 30 anos. As “8 estações da vida tardia” (late life stations) descritas ao longo do livro são também espelhadas na vivência do autor com o final de vida de sua mãe, Bertha.

Uma vez sabedores da  previsibilidade das situações que  surgem, a maior parte delas inexoráveis, o cuidar afetuosa e cautelosamente toma mais relevância que intervenções  tecnológicas. A maior parte das decisões a serem tomadas devem ser objeto de reflexão  e diálogo entre todas as pessoas implicadas nos cuidados do idoso, pois as verdadeiras situações de urgência são raras. O idoso certamente vai se beneficiar de uma atitude mais ponderada e cuidadosa em relação à estas decisões, que podem ser desde fazer um exame mais invasivo ou não, ser submetido à um procedimento cirúrgico, ser hospitalizado, ser transferido para a UTI ou para uma instituição de longa permanência. O livro avança até a abordagem das questões da morte e do luto.